Modo Dark
Image
28 . 04 . 2025
Logo
Filarmônica UFRN apresenta “Beethoven

Filarmônica UFRN apresenta “Beethoven"

Nossa cidade está repleta de programações culturais super interessantes para se aproveitar, só precisa saber não é? Pois bem, vou te falar uma imperdível! Neste sábado, 26, a Filarmônica da UFRN convida o público para uma noite de encontros musicais e culturais no concerto “Beethoven: o Som da Revolução”, com sessões às 18h e 20h, na Escola de Música da UFRN. 
Sob a regência do maestro convidado Manuel Mendoza, natural do Equador, o concerto propõe um diálogo entre o espírito revolucionário europeu e a sensibilidade latino-americana. O programa une a grandiosidade da Sinfonia nº 3 “Eroica”, de Beethoven, com a sutileza do pasillo equatoriano, gênero musical tradicional da América Latina, representado pela peça "Ángel de luz".
A Sinfonia Eroica, composta entre 1803 e 1804, é um marco da transição entre o Classicismo e o Romantismo. Inspirada inicialmente por Napoleão Bonaparte, a obra foi rededicada por Beethoven à “memória de um grande homem” após o general se autoproclamar imperador. Com quatro movimentos intensos, a sinfonia reflete a efervescência política da época e a luta pessoal do compositor contra a surdez.
Complementando o repertório, o pasillo equatoriano traz à cena o lirismo e a identidade do Equador. Com raízes no vale europeu, o gênero se transformou em expressão poética da cultura equatoriana, sendo reconhecido em 2021 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
O maestro Manuel Mendoza, radicado na Europa, possui uma carreira destacada como regente em orquestras da França e Alemanha. Formado em Guayaquil, sua trajetória inclui apresentações na Catedral de Notre-Dame e colaborações com compositores contemporâneos como Jean-François Zygel. “Este concerto é uma ponte entre mundos, onde a música serve como elo entre liberdade, memória e identidade cultural”, afirma Mendoza. 
A temporada 2025 tem o patrocínio da Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte - CAURN - e apoio do NAU Frutos do Mar, Escola de Música da UFRN, PROEX/UFRN, UFRN TVU, FMU e COMUNICA. Mais informações, acesse @filarmonicaufrn nas redes sociais
Serviço
Escola de Música da UFRN
26 de abril - 18h l 20h
Concerto “Beethoven: o Som da Revolução”
Entrada gratuita: Novo lote será liberado pelo Sympla https://www.sympla.com.br/evento/filarmonica-ufrn-beethoven-o-som-da-revolucao/2923481, na sexta-feira (25), às 9h. 
Marquem na agenda! Beijo em todos e nos vemos por ai.
KaduComK

 

Filarmônica UFRN apresenta “Beethoven

Voto / Votação

Quem vocês gostariam de ter no Réveillon do Imira?

Ver resultados
João Bosco
5%
Victor Fernandes
25%
Zé vaqueiro
70%